Prefeitura de Serra Branca realiza a 10º Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Serra Branca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã de terça-feira (12/07), no Centro de Convivência Maria Helena Antonino, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.

A conferência teve como tema central a “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, com o propósito de avaliar a Política Nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A mesa foi composta por: Aberbal Leka, Secretário de Assistência Social; o Presidente Municipal de Assistência Municipal, Ítalo Hugo; a Coordenadora do CRAS, Janaína Santos; Talles de Macêdo, Secretário de Meio Ambiente; Vitor Hélio, Secretário de Infraestrutura; Francinaldo Ribeiro, Secretário de Saúde; o Presidente da Câmara Municipal, Kleber Ribeiro e o vereador Reidrique Dias. Sandra Oliveira, Assistente Social da Educação; Kaique Trajano, representando a Secretaria de Administração. A Vice-prefeita, Dra. Alda Dias, foi representada pela Dra. Raiana Quinino. Também esteve presente a Diretora da Escola Estadual Vasconcelos Brandão, Iris Amorim.

Durante a conferência teve uma apresentação cultural.

Os eixos debatidos foram:

Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos Socioassistenciais, contemplando, as, especificidades regionais do país.
Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social, com diretrizes democráticas e participativas.
Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?
Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Na oportunidade foram eleitos os delegados e suplentes que irão representar o município de Serra Branca, titulares Elanir Kelly e Aderbal Brito e suplentes Fabiano Marcolino e Ítalo Hugo.