Cidade de Serra Branca é contemplada com estação de monitoramento climático por meio do Governo do Estado

A Paraíba conta agora com uma das maiores redes de monitoramento climático do país. O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), realizou a instalação de 73 estações meteorológicas, sendo 50 estações climatológicas e 23 estações agrometeorológicas, ampliando e modernizando o sistema em 68 municípios.

O munícipio de Serra Branca foi um dos contemplados pela ação e ganhou uma dessas estações de monitoramento climático. O equipamento está instalado ao lado da sede da EMPAER (Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária), no centro da cidade.

Esse aparelho será uma ferramenta de planejamento, onde o governo vai poder através dos parâmetros analisados, viabilizar ações de políticas públicas e, também, analisar possíveis impactos ambientais. O equipamento analisa dados de insolação solar, quantidade de chuvas (milimetragem), direcionamento do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, entre outros.

Com essa iniciativa, será montada a primeira rede de monitoramento climático e em paralelo uma rede de estudos de impacto ambiental, que vai atender as zonas rural e urbana em todas as regiões da Paraíba. O investimento nos dois projetos é de R$ 6,3 milhões, como parte do Projeto de Segurança Hídrica (PSHPB), financiado pelo Banco Mundial (BM).

A ação objetiva fazer o monitoramento das variáveis de tempo e clima no Estado, nas localidades escolhidas, visando caráter técnico de representatividade das microrregiões homogêneas; principais polos de desenvolvimento e centros urbanos mais representativos; além das condições climáticas ao longo das linhas de longitudes predefinidas.

O secretário de meio ambiente de Serra Branca, Talles Macêdo, esteve na EMAPER conhecendo a estação e conversou com a reportagem sobre a importância deste aparelho para Serra Branca e agradeceu ao Governo do Estado da Paraíba pelo investimento feito. “Essa estação tem uma grande importância para Serra Branca e toda a região vizinha, o Governo do Estado instalou esse equipamento dentro do projeto de segurança hídrica da Paraíba. Este será um importante investimento para que obtenhamos dados climáticos que nos orientem na tomada de medidas de curto e longo prazo”, disse o secretário.

Com a implantação dos sistemas, o Estado da Paraíba se transformará em um celeiro de informações meteorológicas e estudos climáticos para a comunidade mundial, tornando-se uma referência de dados confiáveis e com excelente representatividade, com uma rede totalmente padronizada, seguindo estritamente as normas da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os dados, gráficos e mapas relativos às leituras de todas as variáveis das estações estarão brevemente disponíveis no site institucional da Aesa (www.aesa.pb.gov.br).

Além de Serra Branca, outros municípios do Cariri paraibano foram contemplados com a estação climática, são eles: Alcantil, Cabaceiras, Cajazeiras, Caraúbas, Juazeirinho, Monteiro, São João do Tigre, Serra Branca, Soledade (IFPB) e Taperoá.