Em parceria entre Comarca e Prefeitura Municipal, Hospital Geral de Serra Branca ganha seu próprio Cartório de Registro Civil

Através de autorização do prefeito Vicente Fialho (Souzinha) em uma parceria com a Comarca de Serra Branca, a Prefeitura Municipal de Serra Branca realizou na tarde desta segunda-feira (22), a inauguração do 1º Cartório de registro civil para recém-nascidos dentro do Hospital Geral do município.

A solenidade de abertura do novo serviço que beneficiará diretamente as famílias serra-branquenses e da região, aconteceu no Hospital Geral de Serra Branca e contou com a presença de autoridades, a exemplo do juiz da Comarca de Serra Branca, Dr. Irlando Sobreira, do prefeito de Serra Branca, Vicente Fialho, Monique Dantas (Secretária de Saúde), do diretor do hospital Euclides Silva e da oficial do registro civil, Edicreize da Cruz Santos.

De inciativa da Comarca local, o Juiz Drº Irlando Sobreira falou da importância do cartório e agradeceu a parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Branca. “Com a instalação do novo cartório, os pais das crianças nascidas na unidade de saúde não precisarão mais se deslocar até outros cartórios para registrar seus filhos. A instalação de postos de registro civil em maternidades e unidades hospitalares facilita o ato do registro. O serviço é gratuito, sendo um direito de todo cidadão. Desde já, agradecemos o apoio da Prefeitura de serra Branca pela realização deste serviço”, agradeceu Dr. Irlando.

Em um espaço totalmente adequado e uma sala equipada com recursos próprios da gestão municipal, o novo cartório prestará uma facilidade nos serviços de registro de nascimento, logo após a alta hospitalar, garantindo assim uma segurança jurídica e social às famílias.

Em conversa com a reportagem do Portal De Olho no Cariri, a oficial do registro civil, Edicreize da Cruz Santos, falou sobre a instalação e disponibilização do serviço para população. “Esse tipo de serviço no município e região, será de extrema importância para nossa população. O cartório irá disponibilizar o registro civil, bem como, o CPF do recém-nascido. E que até hoje, se depara com pessoas já adultas sem o registro. Para registrar uma criança é necessário que os pais tenham em mãos o documento de identidade e a DN(declaração de nascimento) emitida pelo hospital”, orientou a oficial.

De Olho no Cariri