08 de maio de 2024

Prefeitura de Serra Branca realiza audiência pública para discutir sobre a coletiva seletiva e manejo dos resíduos sólidos na cidade

Durante a manhã desta terça-feira (20), a Prefeitura Municipal de Serra Branca através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a primeira audiência pública que discutiu sobre a coletiva seletiva e o manejo dos resíduos sólidos do município.

O evento foi realizado na Escola Técnica Inácio Antonino e contou com a representação das secretarias municipais, autoridades do município e do estado, vereadores, além de educadores, gestores escolares, estudantes, servidores da limpeza urbana, agentes comunitários de saúde e endemias, membros da sociedade civil organizada e da comunidade local.

A audiência pública é a etapa inicial para a construção do Plano em que a população é sensibilizada e convocada a opinar e propor melhorias sobre o manejo dos resíduos sólidos – lixo.

O evento foi iniciado com a apresentação e falas dos secretários de Estado (Sedam), da Sudema e da Famup, e foi seguido de uma atividade interativa. Logo em seguida, a audiência pública deu prosseguimento com a realização de oficinas sobre a temática.

Em contato com a reportagem, o prefeito Souzinha avaliou a audiência de forma muito positiva e produtiva. “A audiência cumpriu seu papel e avaliamos como muito positiva para nosso município. Sugestões foram apresentadas, propostas foram feitas e isso será considerado na finalização do projeto, pois estamos buscando oferecer a população um serviço digno e eficiente, e buscar uma solução correta para a destinação do nosso lixo. Temos que nos adequar conforme pede o Ministério Publico e já no início 2023, estaremos com nosso plano municipal de gestão de resíduos sólidos já pronto para colocarmos em prática, principalmente acabando com o lixão de nosso município”, destacou o prefeito Souzinha.

Estiveram participando da primeira audiência pública o prefeito Souzinha, o presidente da Câmara Kleber Ribeiro, o advogado Dr. Odívio, representando a vice-prefeita Dra. Alda Dias, o assessor jurídico Josedeo Saraiva, o ex-prefeito de Juripiranga Paulo Dália, representando a Famup, o Presidente da Câmara Kleber Ribeiro, os secretários de Educação Paulo Sérgio, Leka da assistência social , Flaviana da Administração e Talles do Meio Ambiente e entre outras autoridades.