08 de maio de 2024

Programa de corte de terras em Serra Branca segue a ‘todo vapor’ e estimativa da gestão é atender 700 famílias em todo o município

Iniciado no último dia 05 de dezembro de 2022, o programa de corte de terras segue a ‘todo vapor’ no município de Serra Branca. Com apoio total da Prefeitura Municipal de Serra Branca, através do prefeito Vicente Fialho Souzinha), cerca de 700 famílias serão beneficiadas com a ação governamental.

Seguindo determinação do prefeito Souzinha, a Prefeitura Municipal de Serra Branca, por meio das Secretarias de Agricultura e Finanças, em nome dos secretários André Braz e Flaviana Almeida, resolveram antecipar a programação do Corte de Terras agrícolas devido a perspectiva do período chuvoso, que já se iniciou no final do ano passado.

O período do corte de terras em Serra Branca que teve início no dia 05 de dezembro e irá se estender até o dia 20 de março de 2023. Cada agricultor ou família inscrita no Garantia Safra 2023, tem direito a 01 hora de máquina de preparação para o solo por roçado e cerca de três tratores com grade aradora estão realizando os serviços de aração das terras.

Desde então, até esta data, segundo dados fornecidos pela secretaria de agricultura de Serra Branca, cerca de 450 roçados já foram beneficiados, contribuindo em média 03 agricultores por unidade familiar.

A estimativa da gestão municipal é que cerca de 700 famílias serrabranquenses sejam atendidas pela ação governamental.

Cronograma:

1° ETAPA : Comunidades do Vale de Sucuru e Comunidades da Região de Santa Luzia. Aproximadamente 300 roçados Statu Concluido : Janeiro de 2023.

2° ETAPA: Comunidades Quilombolas : Cantinho, Lagoinhas e Ligeiro de Baixo. Aproximadamente 120 roçados. Status : Concluidos Fevereiro de 2023.

3° ETAPA INICIADO Região da Serras : 01/03/2023. 01 Trator encontra-se operando na Rota 01 ( Caldeirões, Salão, Barro Branco, Lagoa da Serra, Tamburiu, Serra Verde e Angico de Baixo ). 01 Trator encontra-se operando na ROTA 02 ( Jatobá, Varejão, Capoeiras I e II ).

4° ETAPA 01 Trator esta saindo da manutenção para entrar na área rural Norte do Municipio ( Roçado de Fora, Farias, Caboclo e Serrinha ).

O objetivo da Secretaria de Agricultura é que possamos finalizar a preparação dos solos agrícolas até o dia 20 de Março; dia de São José.

O prefeito Souzinha como sempre em todos os anos de seus mandatos tem se comprometido apoiar aos agricultores desde o início das Safras com a preparação de Solos, como também no pagamento do aporte do Garantia Safra e na época das colheitas com as Desbulhadeiras, nos meses de Julho a Setembro.

“O corte de terra é uma ferramenta de preparação de solo que ajuda na produtividade da lavoura, pensando nisso a prefeitura busca disponibilizar recursos para incentivar a agricultura familiar que é uma das bases da nossa economia, faremos desta gestão uma plataforma de desenvolvimento para os nossos trabalhadores do campo”, destacou o prefeito Souzinha.

DE OLHO NO CARIRI