19 de maio de 2024

Secretaria de Educação de Serra Branca realiza 1ª Colônia de Férias para crianças matriculadas na rede municipal

Mês de janeiro é período de férias, brincadeiras e diversão no município de Serra Branca. A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, na pessoa do secretário Paulo Sérgio de Azevedo Barros, realizou, de 10 a 20 de janeiro de 2023, a 1ª Colônia de férias “BRINCAR E AMAR É SÓ COMEÇAR”, que contemplou 60 crianças.

“Quando se fala em FÉRIAS, a preocupação da grande maioria dos pais é: onde deixar as crianças? Em virtude desse questionamento e da necessidade dessas famílias que se encontram hoje em nosso município. Nossa Colônia de Férias foi diferente. Inovamos e todas as crianças matriculadas na rede pública foram assistidas. Isso quer dizer que atendemos as crianças de quatro a seis anos”, explicou o secretário de Educação do município, Paulo Sérgio.

Nesta edição, o foco foi a efetivação dos direitos das crianças, especialmente os de acesso às atividades educativas, recreativas e culturais, buscando, propiciar um espaço lúdico diferenciado preocupado não apenas com oportunizar atividades físicas, mas também com o aspecto de formação de valores das crianças serrabranquenses, principalmente aquelas crianças que não têm acesso à tais atividades, em decorrência da situação social familiar.
Ainda segundo o secretário o objetivo dessa 1ª colônia de férias foi promover oficinas recreativas, proporcionando as crianças oficinas de atividades esportivas, de dança, teatro, música, artes e confecções de brinquedos. Trabalhando valores e propiciando situações favoráveis ao crescimento da personalidade infantil. Além de ensinar e construir com as crianças os valores fundamentais e fomentar o respeito a identidade própria e as suas características culturais, o respeito ao próximo, aos direitos humanos e liberdades fundamentais; a valorização do próprio trabalho e do trabalho do outro; a responsabilidade com os materiais próprios, de terceiros e coletivos; aos valores sociais da comunidade em que está inserida e muito mais.
“Compreendemos e valorizamos a importância de uma rotina organizada, respeitosa e significativa, pautada nas interações e brincadeiras, nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das nossas crianças” disse coordenadora pedagógica Graças Melo.
A 1ª colônia de férias “BRINCAR E AMAR É SÓ COMEÇAR”, teve o apoio total da Prefeitura Municipal de Serra Branca, na pessoa do prefeito Souzinha e da vice-prefeita Drª Alda Dias.