Secretário de Saúde de Serra Branca participa de oficina sobre Programação da Atenção Especializada em Saúde

O evento foi realizado no Garden Hotel em Campina Grande durante 5 dias e se foi discutido sobre a repactuação do fluxo de encaminhamento de procedimentos de média complexidade ambulatorial

O Secretário de Saúde de Serra Branca, Francinaldo Ribeiro, participou na última semana, dos dias 01 à 05 de abril, da Oficina da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), evento este que reuniu Secretários de Saúde da 2ª Macrorregião objetivando atualização da antiga PPI (Programação Pactuada Integrada).

O evento foi realizado no Garden Hotel em Campina Grande, e durante 5 dias todos secretários e técnicos dos municípios da 2ª macro discutiram e repactuaram o fluxo de encaminhamento de procedimentos de média complexidade ambulatorial e hospitalar como exames, consultas e internações.

Segundo o Secretário de Saúde Francinaldo Ribeiro, a PAES veio atender uma demanda antiga dos municípios. Temos uma PPI que há 14 anos está defasada. Era preciso redistribuir o fluxo assistencial dos municípios.

Repactuar os municípios que são encaminhadores e executores de determinados serviços em saúde. A última PPI foi realizada no ano de 2010 e de lá pra cá muita coisa mudou. Diversos municípios hoje já têm capacidade de execução e é nesse sentido que é importante direcionar o recurso financeiro para o próprio município que antes era encaminhador e agora passa a ser executor de determinados serviços.

Vale ressaltar que o município de Serra Branca pertence à 2ª MACRO e  5ª região de Saúde. Atualmente nosso município é executor de vários serviços, sendo referência hospitalar para mais 5 municípios vizinhos (São João do Cariri, Coxixola, São José dos Cordeiros, Parari, Gurjão) e também encaminhador de outros serviços mais especializados principalmente para Campina Grande, João Pessoa e Monteiro.

Imagem: ASCOM/PMSB